COMPLIANCE – A palavra é uma adaptação do verbo inglês “to comply“, cuja tradução é “estar de acordo” ou “estar em conformidade“.
No âmbito institucional e empresarial, é o conjunto de disciplinas de modo a cumprir e se fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar quaisquer desvios ou inconformidades que possam ocorrer.
Toda empresa que busca a contratação de uma consultoria na área da Engenharia Aduaneira (obtenções e utilizações de Ex-Tarifários ou importações de máquinas e equipamentos usados, por exemplo) deve se certificar de não haja nenhum desvio ou inconformidade com as suas políticas de Compliance. A contratação de uma consultoria que conte com profissionais que exerçam ou exerceram algum cargo, emprego ou função pública que possa caracterizar informação privilegiada ou conflito de interesses, por exemplo, deixa a empresa contratante exposta a riscos durante o processo de desembaraço aduaneiro das mercadorias.
Conforme o estudo Maturidade do Compliance no Brasil: 4ª Edição, realizado pela KPMG, 85% dos respondentes afirmaram que os maiores desafios do “compliance” é justamente identificar, avaliar e monitorar os riscos. Entre os riscos mais relevantes detectados no estudo, os principais são: 82% – Riscos na gestão de contratos e de terceiros; 79% – Riscos concorrenciais, de informação privilegiada e conflito de interesses.
Toda a atenção neste tema sensível, mas muitas vezes esquecido, é válida
Entre em contato conosco para uma consulta de viabilidade sem compromisso.
Clique aqui para ver nossos serviços.
https://www.instagram.com/p/CiImjIAOCin/?utm_source=ig_web_copy_link
Entre em contato para mais informações
Marque uma reunião para falarmos sobre o seu processo de importação.